×

Flipped classroom: proposta didática aumenta a participação dos alunos em sala de aula

O "flipped classroom", também conhecido como "sala de aula invertida", coloca o estudante como protagonista da aprendizagem. A metodologia ativa faz com que o aluno estude o conteúdo da aula em casa por meio de vídeos, livros, textos, games, etc. Junto com o professor, eles debatem sobre o assunto, tiram dúvidas e reforçam o aprendizado.


No Colégio Franciscano Pio XII, a proposta é aplicada em diferentes disciplinas, especialmente no Ensino Fundamental I, colocando os educadores como mediadores do aprendizado.


Quem já aplica este recurso?


Universidades ao redor do mundo aplicam o sistema e realizam pesquisas para entender a adesão e a melhoria dos alunos que participam das aulas. Segundo a Universidade de British Columbia, no Canadá, houve um aumento de 20% na presença e 40% na participação dos alunos com o modelo. Já a Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, realizou um estudo durante dez anos em suas classes de Cálculo e Álgebra e descobriu que alunos inscritos em "flipped classroom" obtiveram ganhos de 49% a 74% na aprendizagem em relação aos alunos inscritos em aulas tradicionais.


Benefícios da "flipped classroom"


 - Desenvolvimento das habilidades de gestão, autonomia e comunicação;

 - Ampliação dos estudos e conhecimentos em diferentes espaços;

 - Acesso aos conteúdos em seu próprio ritmo de aprendizagem;

 - Aumento da interação dentro e fora da sala de aula;

 - Possibilita o aprofundamento sobre o conteúdo com pesquisas online.


Compartilhe

© 2018 Copyright COLÉGIO FRANCISCANO PIO XII todos os direitos reservados.