Profissões do futuro: como se preparar para o mercado de trabalho

As profissões do futuro são mais um assunto para refletir na hora de escolher a área em que o jovem deseja prestar o vestibular. Com o avanço acelerado da tecnologia, existe a previsão de que 60% das profissões que serão exercidas, já em 2019, ainda não surgiram. A dúvida que fica no ar é: como se preparar para uma atividade que ainda irá surgir?

Ao parar para observar o rumo que o mercado de trabalho está tomando, é possível perceber que profissões ligadas a tecnologia, comunicação e relacionamento são grandes apostas para o futuro. Por isso, mesmo que essas carreiras ainda estejam indefinidas, investir nos cursos disponíveis que se relacionam a estes temas é uma boa ideia.  Isso não significa que áreas tradicionais deixarão de existir. Elas apenas irão se adequar ao cenário da sociedade.

Em todos os anos, o Colégio Franciscano Pio XII realiza o Fórum das Profissões, com programação completa para que os alunos possam tirar dúvidas e conhecer mais sobre a rotina de diversas áreas de trabalho. Na edição deste ano, serão abordadas também algumas profissões que são promessa de sucesso para o futuro.

A abertura do evento será com Stelleo Tolda, COO do Mercado Livre, falando sobre "empreendedorismo diante das incertezas". Ele contará seus aprendizados como co-fundador da maior empresa de tecnologia para e-commerce da América Latina. Em um momento onde o mercado online conquista cada vez mais espaço graças aos avanços tecnológicos, ouvir os conselhos de um dos pioneiros em empreendedorismo digital no Brasil é uma ótima oportunidade.

O bate-papo sobre Inteligência Artificial promete plateia lotada e será ministrada por Luís Fernando Liguori, que tem experiência com "Internet das coisas", computação em nuvem, big data, blockchain, mobilidade, redes sociais e segurança. Ou seja, tudo o que as profissões do futuro têm para explorar. Além destas áreas, ele também comenta sobre como a tecnologia está mudando o mundo e a maneira em que a inovação deve estar presente em todas as profissões.

Paula Baeta é a cientista de dados que irá conversar com os interessados pela área. Todas as tecnologias que consumimos geram algum tipo de dado. O desafio deste profissional é analisá-los e entender a melhor maneira de utilizá-los, já que com a evolução constante e mais rápida, é de se imaginar que cada vez mais esse trabalho seja necessário.

A Engenharia da Computação estuda projetos e construção de computadores e de sistemas que integram hardware e software, tornando possível a produção de novas máquinas e de equipamentos computacionais para diversos setores. Marcelo Henrique Gonçalves da Silva contará sobre as oportunidades infinitas de se trabalhar com tecnologia.

Além das áreas tecnológicas, profissões ligadas à comunicação são promissoras. O mercado deve sentir a necessidade de aprender a se comunicar da melhor forma com cada passo novo dado pela tecnologia e, consequentemente, sociedade. Rodolfo Pereira Das Chagas será o líder da palestra "O Mundo é da Comunicação", onde os alunos poderão ter mais contato com a realidade da área.

As palestras sobre Publicidade e Propaganda, lideradas por Thiago Bertoldo e Maria Del Mar, também merecem atenção. Entre tantas possibilidades, estudar PP é uma oportunidade de entender como funciona a comunicação online, como aprimorá-la e dar os primeiros passos em direção ao Marketing Digital, área da comunicação que não pára de crescer. E para falar sobre Jornalismo, o Fórum das Profissões receberá Monica Rugai Bastos.

Outra lado importante da comunicação é o aspecto visual. Para tratar sobre o tema, o Fórum das Profissões recebe palestras dos designers Marcia Pinto Da Silva e Diogo Cortiz.

Silvia Regina Cardoso Martins será a responsável por falar especificamente sobre as profissões do futuro. Em sua apresentação, a intenção é propor uma reflexão sobre o atual mundo do trabalho, os novos modelos de profissão, quais passos seguir para ter um planejamento e como trilhar uma carreira com a sua formação.

Com o Fórum das Profissões, que acontece no dia 26 de maio, o Colégio Pio XII está conduzindo um caminho junto aos seus alunos para que eles encontrem as melhores possibilidades para um futuro promissor. Clique aqui para fazer a inscrição e conferir a programação completa do evento.