Quem coloca a mão na massa aprende melhor

Criar naves espaciais com os objetos da sala, promover um verdadeiro show de rock no quarto ou dar aulas para as bonecas. Se você tem crianças em casa, provavelmente já se deparou com alguma dessas situações. A infância é o período em que descobrimos o mundo. Tudo é novo e deve ser testado - com as próprias mãos!

Acreditamos que, na escola, o aprendizado também deve ser desta forma, ou seja, interdisciplinar, criativo, lúdico e cheio de ferramentas à disposição para a exploração de conhecimentos.

Aqui no Pio XII, os alunos, por exemplo, cultivam a horta do Colégio aplicando diferentes teorias vistas em sala de aula. Assim, com a “ mão na massa”, o aprendizado fica mais fácil e muito mais interessante. É também o que diz a Universidade de Stanford, que verificou, em estudo, que alunos que ´aprendem fazendo´ têm desempenho 30% superior aos que assimilaram o mesmo conteúdo de forma teórica.

Quando se chega ao Ensino Fundamental II, o alunos Pio XII podem expandir ainda mais sua atuação. Os estudantes têm à disposição um laboratório maker, com impressora 3D e máquina de corte a laser para montar e testar projetos, como um pequeno circuito de LED, um robô feito de materiais recicláveis ou ainda dispositivos para facilitar o dia a dia. São tarefas que envolvem conceitos de diferentes habilidades, e que ficam muito mais interessantes de serem compreendidos do que apenas na teoria.

Colocar a mão na massa é muito bom! Aproveite os temas vistos em sala de aula para inspirar novas brincadeiras e descobertas. Essa pode ser uma forma divertida de participar da rotina de seus filhos.

Acompanhe o Colégio Franciscano Pio XII no aplicativo, no  Facebook e no Instagram para saber mais sobre os projetos.