Novos alunos - Conheça os projetos Pio XII de adaptação e acolhimento

A primeira semana de aula é sempre sinônimo de novidade. Professores, amigos e disciplinas diferentes despertam a ansiedade na garotada. Por isso, aqui, no Colégio Franciscano Pio XII, um dos cuidados especiais no início do semestre é a recepção e o acolhimento de nossos novos alunos.

Há alguns anos, colocamos em prática o projeto de Tutoria, em parceria com os veteranos do Fundamental II e Ensino Médio. A ideia é que os próprios alunos recebam os novos estudantes e sejam responsáveis por ajudá-los no período de integração. Aquele que está chegando passa por uma entrevista e, com base em seu perfil, um grupo de alunos é escolhido para apresentá-lo aos novos colegas e ambientá-lo às dependências do Colégio. "Sabemos que entrar em um lugar novo não é fácil, por isso, com esse projeto, queremos amenizar esta fase o máximo possível", afirma Sandra Braga, orientadora educacional do Ensino Fundamental II.

Outro projeto acontece com os alunos da Educação Infantil. Nesta etapa, as crianças têm uma primeira semana com uma programação variada. Os horários são diferenciados e os pais participam da adaptação ativamente. "Os pais podem ficar na escola na primeira semana, inclusive dentro da sala, se necessário. A criança fica tranquila quando pede por eles e os encontra, ao mesmo tempo em que eles podem acompanhar de perto todo o processo de adaptação", explica Paula Neves Fava Bon, nossa coordenadora pedagógica da Educação Infantil.

Para lidar com o novo espaço, o Colégio procura aproveitar ao máximo sua extensa área verde, como a fazendinha - onde as crianças têm um contato direto com os animais -, e as brincadeiras ao ar livre. Na sala de aula, o uso de música ajuda bastante na descontração das crianças, bem como as atividades lúdicas que incluem brinquedos, iPads, massa de modelar, bolinhas de sabão e uma série de recursos que não introduzem logo no início a formalidade do papel.

Além disso, não apenas durante a adaptação, mas em todo o ano, a família poderá verificar as atividades desenvolvidas no Colégio por meio do aplicativo Pio XII, com imagens e informações sobre a rotina escolar.