ÁREA RESTRITA

NOTÍCIAS

Geral
Nossa reflexão continua

Você sabia que 80% dos efluentes do mundo são despejados no meio ambiente sem o devido tratamento? Você sabia que a crise hídrica no Brasil ainda continua?


O Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2017 divulgado por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Água aponta que 56% de toda água doce captada no planeta se torna água residual, ou seja, esgoto ou efluente industrial ou agrícola. Enquanto países de renda alta tratam cerca de 70% das águas residuais urbanas e industriais que produzem, essa proporção cai para 38% nos países de renda média-alta, 28% nos países de renda média-baixa e para apenas 8% nos países de renda baixa, o que resulta em uma média global de somente 20% do total. No Brasil, estima-se que entre 40% e 50% dessa água seja tratada.


Ainda segundo o documento, dois terços da população mundial vivem em áreas com escassez de água ao menos durante um mês por ano e que cerca de 500 milhões de pessoas moram em áreas nas quais o consumo de água excede em duas vezes os recursos hídricos renováveis localmente.


No Brasil, a crise hídrica e o pouco acesso às redes de esgoto ainda preocupa. Estudos e análises internacionais apontam que não existe saída que não seja coletiva.


Por isso, reflita! Faça sua parte! Cuide de nosso planeta!

 

Tenha acesso ao relatório completo da Unesco clicando abaixo (documento em inglês):

Relatório Unesco


Outras notícias sobre o relatório Unesco:

Estadão


Saiba mais sobre a situação da água no país:

Folha de São Paulo


Acompanhe o nível dos reservatórios de São Paulo:

Sabesp


Conheça a solução de Hong Kong para poupar milhões de litros por ano:

Folha de São Paulo / BBC Brasil


Galeria de fotos