ÁREA RESTRITA

Projeto de Leitura - Ensino Fundamental II

“ Era uma vez uma história...”

A leitura é, sem dúvida, uma ferramenta de aprendizagem essencial e insubstituível. Por meio dela é possível oferecer aos leitores acesso a outras culturas, histórias extraordinárias, dramas universais, arte literária, variedade linguística, entre outros conhecimentos importantes para a formação intelectual e pessoal.
Despertar o prazer de ler e cultivá-lo nem sempre é uma tarefa das mais fáceis, pois há de se levar em consideração questões subjetivas como gostos e preferências, o que nem sempre é possível na adoção coletiva de livros paradidáticos ou nas leituras em sala de aula.

Considerando a necessidade de apresentar aos nossos alunos leituras diversificadas que permitam que eles avancem na busca de sua identidade leitora, elaboramos o projeto “Era uma vez uma história...”.

Por meio dele, buscamos incentivar a leitura por prazer, a escolha orientada de títulos, a autonomia no ritmo leitor, a leitura crítica e o compartilhamento de experiências.

O projeto abrange todas as turmas do Ensino Fundamental II e será aplicado e supervisionado pelas professoras de Língua Portuguesa.
Procedimentos:
- A professora apresentará aos alunos os títulos indicados para a leitura, totalizando dez livros por série.
- Os alunos poderão escolher dentre as indicações, no mínimo, uma obra por semestre. Cada aluno poderá escolher quais títulos e quantos livros gostaria de ler, desde que contemple o mínimo indicado.
- Cada professora desenvolverá com os alunos atividades de supervisão e compartilhamento de leitura.
- As atividades ocorrerão quinzenalmente, durante as aulas de Língua Portuguesa, e serão previamente agendadas pela professora.
- A aquisição dos livros ficará a critério dos alunos, permitindo a compra, o empréstimo, o rodízio e a troca entre os alunos. Além da possibilidade da leitura em suportes tecnológicos como tablets e celulares, considerando que a leitura não será feita na sala de aula.
- As atividades realizadas terão como objetivo o acompanhamento, a supervisão e a orientação das leituras, por isso, não serão avaliativas.
- O projeto não está vinculado à leitura dos livros paradidáticos, continuando estes a serem obrigatórios, assim como as atividades e avaliações relacionadas a eles.

Para o conhecimento dos títulos indicados, acesse o link específico na área restrita.

Boa leitura!