Com a palavra, Sister Yolanda Marcelino:

Nossa história começa em 27 de agosto de 1938, quando cinco jovens religiosas desembarcaram no Porto de Santos para missionar no Brasil. O destino era a colônia lituana localizada no bairro Vila Zelina, onde fundaram o Externato Nossa Senhora do Carmo e o Colégio São Miguel Arcanjo.

Em meados da década de 1940, as Irmãs começaram a lecionar no núcleo Educacional Chappel School, dirigida pelos Padres Oblatos de Maria Imaculada. Em 1954, o então cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta sugeriu a criação de uma escola que atendesse aos padrões nacionais de educação e oferecesse um ensino de alto nível.

A ideia foi mais do que bem acolhida e, no mesmo ano, foram iniciadas as atividades na Escola Pio XII. Sua primeira sede ficava na Rua Pio XII, em frente ao Palácio Episcopal, no bairro do Paraíso. Com a adesão crescente de estudantes, foi necessário abrir uma nova unidade na Rua Martiniano de Carvalho, onde passamos a oferecer, de forma pioneira, o ensino misto (meninos e meninas estudavam juntos). Outro pioneirismo educacional foi a iniciativa de oferecer a aula de Orientação Sexual. Era algo novo que requeria a autorização dos pais!

Em 1958, com a formatura da primeira turma do então Curso Primário, dado o prestígio das Irmãs, o lugar já não comportava a demanda. E, com incentivo e apoio da APM (Associação de Pais e Mestres), conquistaram uma casa residencial no bairro do Jardim Leonor e, simultaneamente, o terreno onde está hoje o Colégio Franciscano Pio XII, no Morumbi.

Mesmo oferecendo um ensino de alto padrão e atendendo a uma parcela privilegiada da população, o propósito das Irmãs sempre foi embasado nos valores franciscanos. Assim, em 1960, foi fundada a Escolinha, que atendia aos moradores da comunidade de Paraisópolis. E é em função desta ação primordial que vigoram ainda hoje projetos como o Colégio São Francisco de Assis, mantido pelas Irmãs em Barbacena, Minas Gerais, que atende a crianças e adolescentes carentes.

Ao longo de nossa história, buscamos a excelência acadêmica acompanhando as transformações e trazendo a tecnologia para a sala de aula como incentivo à inovação.

Assim, formamos jovens aptos a embarcarem em suas carreiras profissionais como cidadãos valorosos e conscientes de seus atos.

Paz e Bem!

Sister Yolanda Marcelino
Diretora-geral - Colégio Franciscano Pio XII

O nome do Colégio Pio XII deve-se ao fato de o Papa Pio XII chefiar a igreja católica no ano de sua fundação, em 1954. Além disso, a primeira sede localizava-se em frente ao Palácio Episcopal Pio XII, na Rua Pio XII, no Paraíso. O brasão do colégio também ilustra a representatividade do Papa com uma versão modernizada de elementos do brasão do pontífice.

A forma "Colégio Franciscano Pio XII" nasce em 2006, com o intuito de reafirmar a identidade de São Francisco de Assis como padroeiro da filosofia da Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus e de suas unidades educacionais.
© 2017 Copyright COLÉGIO FRANCISCANO PIO XII todos os direitos reservados.