Com a palavra, Sister Yolanda Marcelino:

"O ano era 1938. No dia 27 de agosto, cinco corajosas jovens religiosas desembarcam no Porto de Santos, depois de uma longa viagem de navio, com todas as agruras que tal evento poderia proporcionar. O primeiro abrigo foi o Colgio Santa Ins, onde a Irms Salesianas receberam-nas com carinho. Mas logo foram para o destino que as trouxe ao Brasil: missionar em uma colnia lituana, no bairro de Vila Zelina, onde fundaram o Externato Nossa Senhora do Carmo e o Colgio So Miguel Arcanjo, que logo se destacaram na regio.

Em meados da dcada de 1940, as Irms passaram a lecionar no ncleo educacional Chappel School, dirigida pelos Padres Oblatos de Maria Imaculada. Em 1954, o ento cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta sugeriu a criao de uma escola que fosse de acordo com os padres nacionais de educao e oferecesse um ensino de alto nvel. A ideia foi mais do que bem acolhida.

Assim, em meados de 1954, ano em que So Paulo comemorava o seu IV Centenrio, foram iniciadas as atividades na Escola Pio XII, que teve a sua primeira sede na Rua Pio XII, em frente ao Palcio Episcopal, no bairro do Paraso.

Com a adeso crescente de estudantes, abriu-se uma nova unidade na Rua Martiniano de Carvalho, j marcada pelo pioneirismo de ser uma escola mista (em que meninos e meninas estudam juntos), pois a coeducao era realmente uma coisa indita! Alis, a encclica papal - Gravissima Educationes - desaconselhava tal prtica. Outro pioneirismo educacional foi a iniciativa de oferecer Orientao Sexual. Era algo novo que requeria a autorizao dos pais!

Desde os anos iniciais, o ensino de ingls teve destaque. Um modo de reforar a lngua inglesa era chamar as Irms de Sisters, como feito at os dias de hoje.

Mesmo atendendo a uma classe elitizada, as Irms sempre tiveram a grande preocupao de no desviar o olhar dos empobrecidos. Assim, em 1960, foi fundada a Escolinha, que atendia a uma clientela menos favorecida, residente em Paraispolis. Nesta ao primordial se embasam as nossas aes pastorais, que vigoram ainda hoje.

Com a formatura da primeira turma do, ento, Curso Primrio, em 1958, dado o prestgio das Sisters, o lugar j no comportava a demanda. Era preciso buscar outro espao.

Com o incentivo e apoio da APM, conquistamos uma casa residencial no bairro do Jardim Leonor e, concomitantemente, o terreno onde est hoje o Colgio Franciscano Pio XII. So mais de 60 anos buscando formar lderes e protagonistas da prpria histria, educando para a Paz e o Bem."

Sister Yolanda Marcelino

Diretora-geral - Colgio Franciscano Pio XII

O Hino do Colgio, de letra e msica do Maestro Arthur Mller, pai do ex-aluno Andr Mller, data de 1960. Em 1984, foi proposta a ampliao da letra e, aps concurso, a famlia Lopes Castro sagrou-se vencedora, ampliando-o em trs estrofes. Os arranjos desta ltima verso so do Coral das Edies Paulinas e do Maestro Eduardo Assad.

Nosso colgio exemplar

Continuao do nosso lar.

Temos um guia em cada Irm.

Luz que ilumina o amanh.

Amo a Deus e a minha Terra

Ao estudo tenho penhor

Nossa escola traz o nome de Pio XII

Como exemplo de f e amor.

Nosso lema estudar com disciplina.

assim que a escola nos ensina.

O Colgio Pio XII exemplar

Continuao do nosso lar.

Com grande amor e muito zelo

Aprendemos a lio;

Sendo Pio XII nosso modelo

E So Francisco a proteo.

Convivemos sempre contentes

E cantamos o nosso hino

Salve, salve nosso corpo docente

Na beleza de nosso ensino.

Nossa meta da ptria o futuro

Que queremos no presente preparar

Estudando com afinco e apuro

Em nossa Escola exemplar.

Arquivos para download